Praias, dicas do que fazer e curiosidades de Barra Velha
Praias, dicas do que fazer e curiosidades de Barra Velha
Barra Velha é famosa por sua península que separa lagoa e mar e também por seus 20 km de orla divididos entre oito praias. Do nascer ao pôr do sol o cenário é para ser apreciado sem pressa e com muita tranquilidade!
Praias de Barra Velha
Veja MaisPraias de Barra Velha
Barra Velha é uma cidade do litoral norte de Santa Catarina que vai te surpreender com belezas naturais e excelente infraestrutura.
Localizada a apenas 45 km de Balneário Camboriú, ela é o destino ideal para quem procura um lugar calmo, com praias bonitas e limpas para passar bons momentos à beira-mar.
A variedade de ambientes abrange desde o público amante de esportes aquáticos como o surf nas praias que oferecem ondas fortes até quem procura tranquilidade e contato com a natureza através do ecoturismo. Vamos conhecer as principais praias de Barra Velha?
Praias de Barra Velha
Praia Grant
A Praia Grant é uma das mais famosas da cidade, localizada após o Morro do Grant e próxima a ilha de Canasvieira, lembra uma charmosa baía de águas calmas. Ela divide espaço com uma vila de pescadores onde sempre há peixes fresquinhos e um monumento temático.
A praia é rodeada de casas de veraneio que podem ser alugadas, próximo dali também estão restaurantes que servem deliciosos frutos do mar e a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes para quem não dispensa uma visita de agradecimento.
Ilha de Canasvieira
Também conhecida como Ilha de Grant, está localizada em frente a Praia Grant e abriga uma das praias mais belas da região. A ilha é considerada um santuário ecológico rodeado pelo mar e servindo como refúgio perfeito para fauna e flora, proporcionando um contato intenso com a natureza.
Para chegar até ela, você pode pegar um barco saindo da praia de Grant. Embarcar nesse passeio super convidativo é, com certeza, essencial para quem visita Barra Velha.
Praia Costão dos Naufrágios
A praia do Costão dos Naufrágios começa no costão com o mesmo nome e se estende até a Praia do Tabuleiro por 500 metros. De um lado as ondas são fortes, proporcionando condições perfeitas para a prática do surf, já o outro lado da praia oferece ondas calmas, indicado para banho e para crianças.
A estrutura beira-mar é repleta de bares e restaurantes, tornando o local perfeito para passar o dia em família.
Praia do Tabuleiro e Praia do Sol
Logo após a Praia do Costão, está a Praia do Tabuleiro e continua pela Praia do Sol. Ela é o point de esportes náuticos como Surf, Stand Up Paddle e Kitesurf.
A água de ondas fortes proporciona um visual lindo e, embora seja uma praia simples, ela tem oferece um clima muito aconchegante por ser rodeada de mata nativa intocada.
Praia Central
Como o próprio nome sugere, ela é simplesmente a praia mais visitada de Barra Velha.
A praia que inicia na ponta da Lagoa e segue até o Porto dos Pescadores esbanja excelente localização e infraestrutura com bares, restaurantes e quiosques.
Você já tem a sua preferida? Então vem curtir as praias de Barra Velha se hospedando com a gente!
Barra Velha com Tradição Açoriana
Veja MaisBarra Velha com Tradição Açoriana
Você sabia que Barra Velha foi colonizada por açorianos? Se você não sabe o que isso quer dizer, não se preocupe que nós explicamos!
A colonização açoriana em Barra Velha
Os açorianos eram pessoas vindas da região do arquipélago de Açores, colonizado por Portugal no século 15. Os açorianos passaram a vir ao Brasil sob a forma de casais em meados de 1617 e ajudaram colonizar o Pará, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Até hoje é possível identificar em Barra Velha, características dessa colonização como um antigo cemitério açoriano na margem esquerda da lagoa de Barra Velha, a Festa do Espírito Santo, a farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis e a cantoria do Divino.
Mas os açorianos deixaram como legado, principallmente, a culinária e o artesanato.
Com a ampla experiência com o mar dos açorianos, os pratos não poderiam ser outros: a base de peixes e frutos do mar. A culinária é simples, mas muito saborosa! Além dos peixes, camarões, mariscos, polvo e lula tem seu espaço. E, claro, tudo acompanhado do pirão de farinha de mandioca - que até ganhou uma festa na cidade, veja mais clicando aqui.
E o artesanato típico de Barra Velha está estampado em obras compostas com conchas e outros objetos do mar e os traços da cultura açoriana está presente em rendas, pinturas e detalhes que conquistam o coração de quem é apaixonado por esse tipo de arte!
Já experimentoi as delícias da culinária de Barra Velha com aquele toque açoriano?
Pontos Turísticos de Barra Velha
Veja MaisPontos Turísticos de Barra Velha
Barra Velha vai além das praias! A cidade possui outros atrativos bem legais para conhecer. Veja alguns deles.
Lagoa de Barra Velha
A lagoa paralela ao mar, com seis quilômetros de extensão, forma uma península de 200 metros de largura - que é onde a Pousada Antúrio está localizada.
A lagoa é ótima para a prática de esportes náuticos e muito bem preservada, pois a península, por suas características únicas, é área de preservação ambiental permanente.
Ao final da Lagoa, pode-se avistar a Barra da Lagoa: encontro das águas do Rio Itapocú, da lagoa e do mar, onde há dunas de areias e é um local bastante procurando para pesca.
Morro do Cristo
No centro de Barra Velha há um morro que possui 40 metros de altura e no seu topo uma réplica do Cristo Redentor.
Do alto pode-se avistar parte da cidade, a Lagoa e a maioria das praias, é um bom mirante para conhecer a região.
Ponte Pênsil
Situada a quatro quilômetros do centro, a ponte é um grande cartão-postal da cidade, seguindo o estilo da consagrada “Hercílio Luz”.
Ela oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário.
A Ponte Pênsil é destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.
Estátuas de Barra Velha
Você verá que por toda a cidade, estão espalhadas estátuas de diferentes personagens criadas por escultores locais. Entre as estátuas mais famosas estão a Índia Mani, Iemanjá e Estátua do Pescador.
Boca da Barra
A aproximadamente seis quilômetros de distância do centro da cidade, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú. O local é perfeito para apreciar o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas.
Tudo pronto para seu roteiro por Barra Velha? Agora é só reservar na Antúrio e vir curtir suas férias!
Festa do Pirão
Veja MaisFesta do Pirão
O Pirão foi escolhido como prato símbolo de Barra Velha!
Aparentemente uma comida simples, a mistura de caldo de peixe com farinha de mandioca é presença constante na mesa do bom morador do litoral catarinense - tradição açoriana.
E a Festa Nacional do Pirão, que é realizada todos os anos em setembro, resgata essas tradições da ilha portuguesa e o visitante pode provar onze tipos de pirão com os mais variados acompanhamentos. A festa ainda tem música, apresentações folclóricas e de dança.
Venha conhecer mais das tradições de Barra Velha e experimentar o prato típico saboroso!
Mais informações:
www.festanacionaldopirao.com.br
Reserve sua hospedagem com antecedência para garantir dias de festa e de muito sabor!